Começam as aulas em El Salvador!

14/11/2017

Relato escrito por Agnes Alencar, Coordenadora de Impacto Social Internacional da Gastromotiva

Na Gastromotiva acreditamos que existe um poder de transformação na comida, na maneira como nos alimentamos. Um dos nossos sonhos e metas é justamente o de expandir o alcance de nossa metodologia para outras realidades sociais difíceis e carentes de iniciativas que ofereçam o tipo de transformação sólida como a nossa. Por isso que temos o maior prazer em unir forças com outras organizações para construir uma realidade mais justa no mundo.

Em Setembro deste ano começamos nossa primeira turma em El Salvador graças a parceria com o Programa Mundial de Alimentos da ONU, PMA. As últimas estatísticas do país estimam que cerca de 40% da população vive no limite ou abaixo da linha da pobreza. Outro elemento da realidade difícil é o momento internacional pouco favorável aos imigrantes, cerca de 45% da população salvadorenha tem pelo menos um membro da família que mora e trabalha nos Estados Unidos, com o retorno destes para seu país de origem há consequentemente um aumento da necessidade de qualificação para empregar estes jovens, que por vezes atuaram como trabalhadores de maneira informal e não podem comprovar sua experiência. O curso começou com uma turma de 40 jovens, entre 18-35 anos, com diferentes trajetórias de vida, alguns retornados dos EUA, outros provenientes de diferentes províncias do país, alguns da capital San Salvador, e assim a turma se formou, como uma (re)colagem de histórias distintas, mas conjugadas em um objetivo comum: se formar e conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Em função do início do curso me desloquei para San Salvador para acompanhar a primeira parte dos trabalhos e fiquei muito contente com o trabalho maravilhoso da equipe da PMA em El Salvador, encontrei os alunos muito motivados e o grupo super coeso e engajado. Os olhos cintilavam na cozinha a cada nova aula. O grupo que começou com 39 perdeu apenas um aluno ao longo do trajeto que agora começa a se encaminhar para sua fase final.

O lançamento oficial do curso precisou aguardar o retorno do diretor do país que tinha sido deslocado em função dos desastres naturais que assolaram a região do Pacifico, porém, a espera valeu a pena, nas fotos o sorriso dos alunos e seus preparos para a celebração se destacam.

Ao longo das próximas semanas os alunos estarão em processo de estágio prático em restaurantes da Rede Gastromotiva e após esse período de experiência receberão o diploma na nossa cerimônia de formatura. A Gastromotiva já começou a fazer diferença em El Salvador e graças A continuará a transformar vidas e realidades sociais através da comida.