Gastromotiva participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos na Suíça, pela terceira vez

23/03/2017

Novidades de 2017 incluem lançamento do catering de Gastronomia Social, a presença de Luis Freire, ex-aluno da Gastromotiva e morador da Favela da Maré e ações conjuntas com Jamie Oliver, Sam Kass e grandes nomes da gastronomia.



Em tempos de grandes desafios e paradoxos que contrapõem avanços tecno-sociais à fome, pobreza, insegurança alimentar e exclusão social, a reunião dos maiores líderes mundiais dos setores público e privado foi uma grande oportunidade para, mais uma vez, mostrarmos o poder da Gastronomia Social. Grandes nomes da gastronomia participaram conosco, como Jamie Oliver, Sam Kass, Joan Roca, Manal Al Alem e o parceiro suíço, Patrick Honauer, da Greenabout.

Leia aqui o Relatório das ações da Gastromotiva em Davos com fotos e depoimentos

Ao lado destes importantes parceiros e de tantos outros espalhados pelo mundo, a Gastromotiva está comprometida a contribuir com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Social, estipulados pela ONU, em direção à fome zero, boa saúde e bem estar, educação de qualidade, consumo e produção responsáveis, extinção da pobreza, trabalho em boas condições para todos e crescimento econômico.

Nos últimos anos, a Gastromotiva vem articulando uma forte rede de chefs e parceiros pelo mundo criando pontes entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada para criar conexões eficientes que entreguem resultados mensuráveis. Por isso, durante o Fórum Econômico Mundial, anunciamos o dia 01 de outubro, como sendo o Dia Internacional da Gastronomia Social. Diante de todo esse contexto de conscientização, lançamos, também em Davos, o Catering da Gastronomia Social a fim de reforçar nosso propósito em combater o desperdício de comida e criar conexões entre as pessoas.

A CNBC nos contratou para o preparo de três almoços, numa série chamada “Taste without Waste” preparados em uma fogueira sob céu aberto e muita neve. Luis Freire, aluno da Gastromotiva, atual coordenador da cozinha do Refettorio Gastromotiva e morador da Favela da Maré, foi convidado a participar do evento e se encarregou dos preparos dos pratos com os chefs David Hertz e Patrick Honauer. Todos os preparos, foram feitos com ingredientes excedentes dos mercados de Zurich. Outros dois jantares privados também contaram com curadoria e palestras do David Hertz, inclusive o importante “Global Goals Dinner for Healthy not Hungry World”, organizado pelo World Food Program, Project Everyone e a Unicef.

A participação da Gastromotiva em Davos rendeu ótimas reportagens na imprensa internacional e um destaque no site oficial do Fórum Econômico Mundial como uma das seis atrações imperdíveis do evento! Confira:

WEF – Under the radar Moments from Davos, 2017
David e Luis cozinhando na neve em entrevista para a BBC News
Fortune entrevista a CEO da Gastromotiva, Nicola Gryczka