Lançado em março de 2020, em resposta aos impactos socioeconômicos da COVID-19, o programa Cozinha Solidária Gastromotiva tem como objetivo atender diretamente à população, através da implantação de cozinhas comunitárias lideradas por microempreendedores, cozinheiros, lideranças locais, organizações sociais e coletivos. A produção de refeições é destinada para indivíduos e famílias em situação de insegurança alimentar.
A Gastromotiva fornece os insumos, o apoio logístico, o treinamento para a montagem dos cardápios nutritivos e uma renda mensal para os cozinheiros, empreendedores e organizações que estão à frente das Cozinhas Solidárias. Além disso, o programa oferece uma Formação em Cozinha Social, curso voltado para a geração e negócios, projetos e iniciativas de impacto social nos territórios onde as Cozinhas Solidárias Gastromotiva estão implantadas.
Por meio das campanhas Eu Alimento a Esperança e Chega de Fome já são mais de 50 comunidades atendidas. O resultado do programa é fruto da articulação e mobilização de rede dos cozinheiros sociais e organizações que operam diariamente cozinhas localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Manaus, Salvador e Cidade do México totalizando cerca de 70 mil refeições nutritivas mensalmente para quem mais precisa no formato de quentinhas.