+13

Lançado em março de 2020 em resposta aos impactos socioeconômicos da COVID-19 o projeto Cozinha Solidária propicia o atendimento direto à população através da implantação de cozinhas comunitárias lideradas por microempreendedores, cozinheiros, lideranças locais, organizações sociais e coletivos, e a produção de refeições destinadas para indivíduos e famílias em situação de insegurança alimentar.

A Gastromotiva fornece insumos, apoio logístico, treinamento para a montagem de cardápios nutritivos e uma renda mensal para os cozinheiros, empreendedores e organizações que estão à frente do projeto. Além disso, o projeto abarca a Formação em Cozinha Social, curso voltado para a geração e negócios, projetos e iniciativas de Impacto Social nos territórios onde as Cozinhas Solidárias estão implantadas.

Por meio das campanhas Eu Alimento a Esperança e Chega de Fome já são mais de 50 comunidades atendidas. O resultado do projeto é fruto da articulação e mobilização de rede dos cozinheiros sociais e organizações que operam diariamente cozinhas localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Manaus, Salvador e Cidade do México totalizando cerca de 70 mil refeições nutritivas mensalmente para quem mais precisa no formato de quentinhas.

Mapa das Cozinhas Solidárias

+13