Gastromotiva e Carrefour renovam parceria com foco em inovação social

03/08/2018

Grupo francês e organização referência em gastronomia social no Brasil lançam laboratório de inovação estratégico para gerar renda e apoiar programa mundial de transição alimentar.

Um dos maiores grupos varejistas do mundo, o Carrefour escolheu a Gastromotiva, no Brasil, para fortalecer seu programa mundial de transição alimentar, focado em estabelecer uma alimentação mais saudável, sustentável e com preço justo nos mercados onde atua. Para isso, a Fundação Carrefour voltou a selar com a Gastromotiva um novo
compromisso com investimentos em iniciativas que a organização referência em gastronomia social realiza no país. Renovada em 9 de julho de 2018, a parceria vai viabilizar a instalação do primeiro Innovation Lab, na sede do Refettorio Gastromotiva, no Rio de Janeiro. Até o final do ano, com suporte e consultoria técnica da empresa francesa serão feitos testes e desenvolvidos produtos, como geleias, molhos, bolos e conservas tendo o aproveitamento integral dos alimentos como princípio central. A meta é selecionar, conjuntamente, 5 produtos que levarão o selo Gastromotiva para venda em lojas da rede no Brasil.O desafio de ambos inclui o aproveitamento de cascas, sementes e talos de frutas, legumes e verduras combinado à utilização de menos sódio, açúcar e gorduras, como base de inovação. Desta forma, os parceiros vão integrar os objetivos de suas iniciativas de transformação social, por meio dos alimentos – foco da Gastromotiva, com a transição alimentar e hábitos mais saudáveis – meta do Projeto Carrefour 2022.

Para estimular o projeto e reforçar seu apoio aos programas de educação e geração de renda da Gastromotiva, a Fundação Carrefour vai destinar, este ano, novos recursos da ordem de € 320 mil (aprox. R$ 1,4 milhão). “A empresa que nasceu em 1960 e democratizou o consumo de massa no mundo, quer, com o Projeto Carrefour 2022, ser líder em transição alimentar. Queremos alimentar bem, com comida saudável a preço justo”, explica Stephane Engelhard, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos do Carrefour no Brasil. No projeto para 2022, o Carrefour busca também ser referência em e-commerce de alimentos no mundo, integrando lojas físicas e online em plataforma digital, ampliando a rede de lojas de atacado e reduzindo custos. Engelhard afirma que a renovação da parceria entre Carrefour e Gastromotiva se dá pela importância do trabalho e resultados dos projetos já em andamento. “Vários países nos apresentam projetos de financiamento todos os anos. Importante destacar que entre eles, no mundo todo, a companhia entendeu ser este aqui relevante para nossa estratégia global. Vocês da Gastromotiva estão de parabéns pela evolução do projeto nesses anos”, destaca.

Para Noël Prioux, presidente da companhia no Brasil, “é um grande prazer para o Carrefour participar desse novo projeto com a implantação do primeiro laboratório de inovação da Gastromotiva no Brasil, de onde sairão produtos com aproveitamento integral dos alimentos. Já apoiávamos projetos com foco em educação e formação de jovens, gerando oportunidades de trabalho. Com o laboratório, seguiremos trabalhando juntos na mesma direção que a companhia quer no mundo, por uma alimentação mais saudável e sustentável”. Nesses anos de parceria, a Gastromotiva capacitou 270 alunos em cursos de Cozinheiro Profissional com Ênfase em Gastronomia Social, Empreenda: Faça e Venda e Auxiliar de Cozinha. Todos voltados para gerar oportunidades de trabalho, transformação de vida e impacto social, mobilizando alunos e comunidades envolvidas. Somente no Rio, em dois anos de funcionamento do Refettorio Gastromotiva, o projeto que inclui servir jantar diário a pessoas em condição de vulnerabilidade social com refeição completa, tendo entrada, prato principal e sobremesa, já alcançou 18 mil beneficiados, serviu 54 mil refeições e evitou o desperdício de 41 toneladas de alimentos.