Gastromotiva recebe selos DOAR e VOA + DOAR, certificações em gestão e transparência para ONGs

28/11/2020

A partir de agora a Gastromotiva passa a ser uma organização certificada pelos selos DOAR e VOA + DOAR em boas praticas de gestão, transparência e doação. O selo DOAR é oferecido pelo Instituto DOAR, organização que tem como missão ampliar a cultura de doação no Brasil e no mundo. O Selo se consolidou como uma que ferramenta de auxílio a ONGs que querem divulgar seu trabalho de forma transparente e dando segurança para a decisão do doador.

A prática da verificação e qualificação é um processo comum entre organizações que objetivam melhorar sua performance e compará-la entre pares. O Selo Doar tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT).

O selo VOA + DOAR foi resultado de um trabalho de 2 anos através do programa de mentoria e capacitação em gestão para ONGs da Ambev. As organizações selecionadas recebem um curso de gestão composto por nove módulos e contam com o apoio e mentoria de funcionários voluntários da empresa. Após a consultoria, as ONGs são acompanhadas por mais um ano e podem receber um selo de confiança e credibilidade da Ambev.

“Atualmente apenas 110 organizações brasileiras posuem o Selo DOAR. Fizemos parte do processo de certificação numa iniciativa junto com o Programa de Excelência do VOA – da AmBev através de uma jornada que se iniciou em 2019 com o Programa de Aceleramento para Organizações Sociais, onde a Gastromotiva teve a oportunidade de fazer parte através de um edital, e que trouxe esse resultado maravilhoso da certificação em 2020. Nesses desses dois anos fomos contemplados com mentoria mensal de colaboradores da Ambev de diferentes áreas de atuação e que trouxeram muitos benefícios para a organização, principalmente na parte de processos.” conta Jordana Vieira, Coordenadora de Projetos e uma das responsáveis pelo processo de certificação na Gastromotiva.