social gastronomy movement

O Movimento da Gastronomia Social, co-fundado por David Hertz, fundador e presidente da Gastromotiva, é um movimento centrado no ser humano, impulsionado pela Gastromotiva, com o objetivo de transformar a vida de pessoas carentes e vítimas de exclusão social.
Ele foi anunciado pela Gastromotiva durante o Fórum Econômico Mundial de 2018. Desde então vem atuando como uma iniciativa global que conecta pessoas, projetos, empresas, universidades, agências internacionais, governos e a sociedade civil em torno do poder transformador da comida.
Aborda questões sociais globais como: desigualdade, fome, o duplo fardo da desnutrição, sistemas alimentares insustentáveis e desemprego. Em última análise, visa tornar o sistema alimentar mais inclusivo por meio de ação coletiva e impacto.


Nesta primeira fase de atuação, o Movimento da Gastronomia Social mapeou mais de 300 projetos de Gastronomia Social em 38 países. Foi líder na conscientização e divulgação das principais questões que envolvem o ciclo alimentar, baseando seus princípios nos Objetivos de Desenvolvimento Social da ONU. Em 2020 iniciou sua segunda fase com base na Suíça, mas mantendo seu formato de atuação.
David Hertz e Patrick Honauer, co-fundadores do Movimento, permanecem como Thinking Partners do projeto. Nicola Gryczka, também co-fundadora do Movimento, passou a atuar como principal liderança,
A transição também foi marcada por nova identidade visual do Movimento da Gastronomia Social.
