Astros mundiais da gastronomia participam do “Mesa Para Todos”, novo projeto da Maria Farinha Filmes e GNT

28/10/2019

Documentário mostra o protagonismo de chefs reunidos para oferecer comida, cultura e dignidade à pessoas em vulnerabilidade social no centro do Rio de Janeiro
O Refettorio Gastromotiva é um projeto do chef, empreendedor social e Fundador da Gastromotiva, David Hertz; Massimo Bottura, eleito melhor chef do mundo e fundador da Food for Soul e Alexandra Forbes, jornalista e curadora gastronômica

Dia 28 de outubro, às 23h30, estreia “Mesa Para Todos” no canal GNT, uma coprodução Maria Farinha Filmes e GNT. O documentário é resultado do encontro de dois chefs: David Hertz, chef, empreendedor social e fundador da Gastromotiva; Massimo Bottura, eleito melhor chef do mundo à frente do restaurante italiano Osteria Francescana e fundador da Food for Soul; e Alexandra Forbes, jornalista e curadora gastronômica.

Bottura, que neste ano fez parte do Best of The Bests, grupo com sete restaurantes eleitos como melhores do mundo consecutivas vezes, partilha do mesmo sonho de Hertz: garantir acesso a comida de qualidade a todos que passam fome. A partir deste desejo, fundaram o Refettorio Gastromotiva ao lado da jornalista e curadora gastronômica, Alexandra Forbes. “Mesa Para Todos” traz entrevistas e imagens captadas ao longo do lançamento do Refettorio Gastromotiva, durante as Olimpíadas do Rio, em 2016. Refettorio vem do latim Reficcere, que significa resgate. Neste caso, tanto do ingrediente quanto da dignidade humana. “Todo esse processo ensinou a todos nós como tornar sonhos em realidade. Hoje, três anos após o lançamento, o poder da intenção e a capacidade de resiliência de toda equipe da Gastromotiva mantém o Refettorio Gastromotiva aberto e, diariamente perseguimos o aprofundamento do impacto causado neste laboratório de inovação e tecnologia social”, afirma David Hertz. Dessa forma, joga luz sobre a promoção da inclusão social, educação nutricional, combate à fome e ao desperdício de alimentos.

É desse encontro de pessoas e entidades, cujo objetivo é gerar impacto por meio de ideias transformadoras, que nasce este projeto. O Refettorio Gastromotiva, apresentado no filme, é um restaurante escola, cujos pratos, durante o período das Olímpiadas do Rio de Janeiro, foram elaborados pelos melhores chefs do mundo, como Alain Ducasse, Mauro Colagreco, Virgilio Martinez, Micha, Kamila Seidler e Manu Bufara, junto a alunos da Gastromotiva utilizando apenas alimentos que seriam desperdiçados a despeito de estarem em perfeito estado para consumo. Atualmente, o serviço de salão fica a cargo de voluntários que se inscrevem para viver a experiência. “Combate ao desperdício, educação, empoderamento de jovens e dignidade para todos. Por meio deste filme, nossas organizações pretendem inspirar novas gerações a criarem pontes entre realidades que são aparentemente separadas, mas que são parte de uma mesma sociedade.” completa David Hertz.

A idealização e direção geral do documentário fica por conta de Kiko Ribeiro, que já dirigiu obras como o documentário da HBO “Eu mudo o mundo” e a série “Tabu” da Net Geo. Ao seu lado neste projeto está o também diretor e roteirista André Finotti, que atuou em trabalhos como “Nunca me sonharam” (Cacau Rhoden) e “Carandiru, o filme”.

A Maria Farinha Filmes acredita nesta ideia como um modelo a ser seguido e ampliado para ter um efeito global. “Uma iniciativa social desta magnitude se não for vista, conhecida e reconhecida fica diminuída a um impacto local”, comenta Kiko Ribeiro. Coprodutora do documentário, o GNT comenta sobre a importância deste tipo de projeto. “Temos orgulho de abraçar iniciativas que trazem benefícios sociais como o Refettorio Gastromotiva. A parceria na coprodução do documentário, assim como a estreia de ‘Mesa Para Todos’ no canal, faz parte do nosso compromisso de inspirar pessoas e de sermos por elas inspirados”, comenta Suely Weller, gerente de conteúdo do GNT/Viva/Mais Globosat.

Serviço: Mesa Para Todos
Estreia: 28 de outubro no canal GNT
Horário: às 23h30
Reprises: 29/10, às 03h30; 30/10, às 9h30
Sinopse: Para muitos, ser um chef de cozinha renomado é um reconhecimento pessoal, para outros é um meio de conscientização e transformação do mundo. Por isso, Massimo Bottura e David Hertz convidam a todos a lutar em prol de uma alimentação de qualidade para todos.

Sobre a Gastromotiva

Fundada em 2006, pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva é cocriadora do Movimento da Gastronomia Social. Uma iniciativa global que articula as melhores práticas e integrantes da sociedade, empresas, governos e agências internacionais em torno do potencial transformador da comida. Fome, desperdício, falta de oportunidades e má nutrição são desafios globais que demandam ações conjuntas. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho e impacto social no Brasil, no México, na África do Sul e em El Salvador, a Gastromotiva contribui para a transformação de vidas nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Sobre a Food for Soul

É uma organização sem fins lucrativos fundada pelo Chef Massimo Bottura e Lara Gilmore para empoderar comunidades a combater o desperdício de alimentos por meio da inclusão social.

Em um mundo onde um terço de toda produção de alimentos é jogada fora enquanto 800 milhões de pessoas estão subnutridas, a Food for Soul acredita que o desperdício e a insegurança alimentar são duas faces da mesma moeda. A organização foi fundada em 2016 com objetivo de encorajar o público privado e organizações sem fins lucrativos para criar e sustentar cozinhas comunitárias ao redor do mundo. E, além, engajar profissionais de diferentes campos, incluindo chefs, artistas, designers e fornecedores de alimentos para a promoção de uma forma alternativa de criação de projetos comunitários.

Sobre a Maria Farinha Filmes

Há mais de 10 anos contando histórias com o objetivo de despertar grandes mudanças, a Maria Farinha Filmes já produziu mais de 25 filmes, séries e outros formatos que impactaram milhões de pessoas em todo planeta. A primeira produtora da América Latina a receber o certificado B Corp, desenvolveu projetos como Muito Além do Peso (2012), Tarja Branca (2014), O Começo da Vida (2016), Nunca Me Sonharam (2017), Ser o Que Se É (2018), Aruanas (2019), entre outros.

A partir da percepção de que algumas mudanças precisam ser aceleradas, foi criada a Flow, uma distribuidora que experimenta novas formas de chegar ao público e realiza campanhas de impacto social que proporcionam caminhos concretos e plurais, fomentando o espírito ativista. Alguns dos destaques de seu portfólio são os documentários A Juíza, indicado ao Oscar em 2019, e Longe da Árvore (2018), baseado no best-seller com o mesmo título –  ambos fruto de uma parceria com a Participant Media, produtora americana dedicada a realizar entretenimento que traz consciência social, indicada a 73 Oscars e vencedora de 18 estatuetas.

Sobre o GNT 

O GNT é uma marca multiplataforma, que busca inspirar e é inspirada pelas histórias das pessoas. Temos como papel ser espelho e farol das transformações na sociedade a partir do diálogo. Nossa estratégia engloba todas as formas de consumo de conteúdo: TV, YouTube, VOD, redes sociais, licenciamento de produtos. Produzimos e disponibilizamos o conteúdo do GNT de forma ampla, atendendo a demanda do telespectador, onde e quando ele quiser.