Refettorio Gastromotiva

Lançado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, em uma parceria da Gastromotiva com a Food for Soul, fundação do Chef Massimo Bottura (eleito no mesmo ano, melhor chef do mundo, pela revista britânica The Restaurant) e com a jornalista Ale Forbes, o Refettorio Gastromotiva é o grande legado para a cidade: um HUB de Gastronomia Social, no coração da Lapa – RJ.

Um restaurante escola que também atua como refeitório comunitário, servindo jantares à pessoas em vulnerabilidade social, de segunda à sexta-feira, preparados por jovens talentos da Gastromotiva com ingredientes resgatados do desperdício, sob a supervisão de chefs convidados de várias partes do mundo.

O Refettorio Gastromotiva agora é um restaurante aberto ao público para o almoço, de segunda a sexta-feira. O espaço funcionará entre 11h30 e 15h, com menu único e sustentável, com entrada, prato principal, sobremesa e bebida. A iniciativa tem como objetivo de garantir a realização de jantares solidários diários no próprio espaço. Os beneficiários atendidos serão servidos da mesma maneira que os clientes – com entrada, prato principal, sobremesa e bebida, e comerão a mesma comida.

Os menus elaborados no restaurante do Refettorio Gastromotiva são sustentáveis e pensados a partir dos ingredientes disponíveis em cada dia, que são cedidos por parceiros da organização social. O Refettorio Gastromotiva conta com uma extensa lista de chefs de cozinha parceiros que são voluntários no espaço. Trata-se de um time estrelado que assina os menus servidos no almoço aos clientes e no jantar aos beneficiários.

O serviço de almoço com preço fixo vai nos ajudar a oferecer alimentação de qualidade diária para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O valor arrecadado com as refeições comercializadas no horário de almoço será direcionado também para o pilar educacional da organização, para que seja possível oferecer a um número ainda maior de pessoas formação gratuita na área de gastronomia.