Nossa Atuação

Somos uma organização não governamental que usa a gastronomia como um motor de transformação social, trabalhando com iniciativas de combate à fome e a insegurança alimentar, e de geração de renda a partir da educação. Nascemos como um projeto de buffet escola, na casa do nosso fundador, o chef e empreendedor social David Hertz. Com um projeto estruturado e metodologia de ensino própria, focada em trazer resultados efetivos para os alunos, a Gastromotiva firmou parceria com universidades, expandiu seu alcance e passou a oferecer seus cursos gratuitos em salas e laboratórios de instituições de ensino.

Uma década depois do nascimento da Gastromotiva, em 2016, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, abrimos as portas do Refettorio Gastromotiva, no icônico bairro da Lapa. Em parceria com o chef italiano Massimo Botura, que trouxe o conceito de refeitório social para o país, e com a jornalista especializada em gastronomia Alexandra Forbes, David Hertz criou um espaço de conexão e solidariedade. No Refettorio Gastromotiva as pessoas não recebem apenas refeições. É oferecida uma experiência gastronômica, que usa a comida como uma ferramenta para resgate da dignidade e valorização do ser humano.

Durante a pandemia, quando as atividades do nosso Refettorio Gastromotiva precisaram ser interrompidas, reinventamos nosso modelo de impacto social. O espaço se transformou em um grande depósito de alimentos não perecíveis que chegavam para nós a partir de doações da iniciativa privada e de pessoas físicas. Mapeamos lideranças que já realizavam iniciativas sociais em suas comunidades de forma amadora, capacitamos essas pessoas e, junto com elas, criamos o projeto Cozinhas Solidárias Gastromotiva. Ensinamos para esses parceiros, que ganharam o título de Cozinheiros Solidários, a metodologia Gastromotiva de aproveitamento integral dos alimentos, o modelo de gestão para a operação das cozinhas e também fornecemos equipamentos para o armazenamento de insumos e preparo das refeições.

Em paralelo, há 18 anos formamos profissionais completos e bem preparados para atuarem no setor de alimentos e bebidas. O selo de qualidade das formações oferecidas pela Gastromotiva é reconhecido pelo mercado e uma importante referência para que nossos alunos possam se colocar no mercado de trabalho e construir carreiras de sucesso.

Gastromotiva México

O núcleo Gastromotiva no México foi formado em 2016, com o objetivo de unir chefs locais, organizações sociais e sociedade civil usando o poder transformador da comida. Levamos para o país o conceito do aproveitamento integral dos alimentos, aplicado em Cozinhas Solidárias locais e nos nossos cursos gratuitos.