Projeto de restaurante solidário lança campanha de voluntariado para férias de julho

17/07/2024

Projeto de restaurante solidário lança campanha de voluntariado para férias de julho

Projeto de restaurante solidário lança campanha de voluntariado para férias de julho
Campanha visa atrair estudantes que queiram produzir jantares para a população em situação de vulnerabilidade no bairro da Lapa.

Localizado na Lapa, Centro do Rio, o restaurante escola e refeitório comunitário Refettorio Gastromotiva lançou, neste mês de julho, uma campanha solidária para atrair estudantes de escolas e faculdades a serem voluntários da instituição no serviço de salão do Jantar Gastronômico Social durante as férias.

Estes jantares são oferecidos no início de todas as noites para a população em situação de vulnerabilidade que vive nos arredores. Para participar do voluntariado, os estudantes podem se inscrever através deste link.

Segundo o fundador e presidente da Gastromotiva, David Hertz, a participação no voluntariado “Transforme Suas Férias no Nosso Jantar Solidário” proporciona aos jovens uma experiência única e pode ressignificar esse período de férias.

“Ao servir quem mais precisa, proporcionando, mais do que o alimento, dignidade a essas pessoas, os estudantes não só fazem a diferença na vida desses beneficiários, mas também ressignificam e dão um sentido social para as suas férias. É uma oportunidade de crescimento pessoal, fazendo parte ativamente da construção de uma sociedade mais solidária e com mais afeto”, comentou.

Os Jantares Gastronômicos Sociais acontecem de segunda a sexta, com os voluntários chegando a partir das 16h, para receberem as instruções. O jantar acaba por volta das 18h, e aí é a vez dos voluntários jantarem e trocarem experiências sobre a ação entre si e com membros da Gastromotiva.

O Refettorio Gastromotiva foi lançado durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. É um restaurante escola que também atua como refeitório comunitário, servindo jantares a pessoas em vulnerabilidade social. Os pratos são preparados por alunos formados pela própria Gastromotiva com aproveitamento integral de alimentos, sob a supervisão de chefs convidados de várias partes do mundo e do chef do Refettorio, Rodrigo Sardinha.