Refettorio Gastromotiva recebeu visita da Fundação Kofi Annan

07/08/2024
Refettorio Gastromotiva recebeu visita da Fundação Kofi Annan

Membros da Comissão de Segurança Alimentar da Fundação participaram do voluntariado do Jantar Gastronômico Social, servindo pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com a agenda do G20 em pauta, o Refettorio Gastromotiva recebeu a visita da Comissão de Segurança Alimentar da Fundação Kofi Annan, que foi ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no último dia 23 de julho.

A Comissão esteve representada pela comissária da Fundação e cofundadora da Startup Agrosmart, Mariana Vasconcelos; David Nabarro, Ex-co-líder do Grupo Global de Resposta a Crises da ONU, diretor estratégico da Fundação 4SD e emissário especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Covid-19; e Ayooshee Dookhee, gerente de projeto da comissão da Fundação.

O objetivo foi mostrar para a Comissão de segurança alimentar da Fundação Kofi Annan o trabalho na ponta desenvolvido pela Gastromotiva, em seu Refettorio, com a promoção dos Jantares Gastronômicos Sociais, servidos para pessoas em situação de vulnerabilidade e preparados com aproveitamento integral dos alimentos, e os projetos educacionais de desenvolvimento de pessoas e geração de renda inclusiva.

A parceria da Gastromotiva com Kofi Annan, que faleceu em 2018, vem de longa data. Inclusive a ideia da criação da organização veio depois de um encontro dos seus fundadores, David Hertz e Urideia Andrade, em 2005 com o próprio então secretário-geral da ONU, em Nova York.

“Tive o prazer de conhecer o Kofi Annan, em 2005. Foi depois de conhecê-lo e conversar com ele, que eu e Urideia tivemos a ideia de criar a Gastromotiva. E foi o que fizemos no ano seguinte, na Favela do Jaguaré, em São Paulo. Hoje, 19 anos depois, ter a honra de receber membros da sua fundação em nossa casa é a prova que estamos no caminho certo”, celebrou David Hertz, fundador e presidente da Gastromotiva.

Os membros da comissão tiveram a oportunidade de fazer uma imersão no trabalho desenvolvido no Refettorio Gastromotiva, participando do voluntariado de Serviço de Salão do Jantar Gastronômico Social, servindo os beneficiários e, assim, tendo um contato direto com as suas histórias e desafios.