Refettorio Gastromotiva vai realizar curso de Formação em Cozinheiro Gastronômico Social

25/09/2024
Curso de Formação em Cozinheiro Gastronômico Social

Curso gratuito está com inscrições abertas e começa no próximo dia 1º de outubro

A Gastromotiva vai voltar a realizar aulas em seu Refettorio, na Lapa. Estão abertas as inscrições para o curso de Formação em Cozinheiro Gastronômico Social, que terá início no dia 1º de outubro, é gratuito e acontecerá de forma presencial no local que é um restaurante escola, um espaço gastronômico social e uma grande Cozinha Que Transforma, que engloba todo um ecossistema e impacta diretamente a região do Centro do Rio de Janeiro.

As aulas vão acontecer nos períodos da manhã e da tarde, e quem quiser participar pode fazer a sua inscrição, através deste link. O curso vai durar cerca de dois meses, para uma turma de aproximadamente 20 alunos, que vão ter contato com temas como boas práticas na manipulação do alimento, aproveitamento integral dos alimentos, educação alimentar e nutricional, combate ao desperdício, postura profissional, entre outros. Antes da parte prática no Refettorio Gastromotiva, os alunos também contarão com aulas online.

“Um dos meus propósitos e da Gastromotiva é a geração de oportunidades, e nada mais indicado que gerar oportunidades por meio da educação, que é um pilar que a nossa organização dedica seus esforços desde a sua fundação, em 2006, na Favela do Jaguaré, em São Paulo. O Refettorio, no Rio, é um espaço de sonhos e transformação de realidades, e estamos muito felizes de realizar mais um curso no espaço”, disse David Hertz, cofundador e presidente da Gastromotiva.

Fundada em 2006 por David Hertz, a Gastromotiva tem um extenso histórico de impacto educacional e social. O projeto teve início na Favela do Jaguaré, em São Paulo, por meio de cursos de formação em gastronomia e empreendedorismo, e desde então, já formou mais de 10 mil alunos em todo o Brasil e na Cidade do México. Boa parte dos formandos da organização são moradores de favelas e periferias que, após a conclusão dos cursos, conseguiram criar seus próprios empreendimentos ou ocupar vagas em renomados restaurantes e hotéis.

O Refettorio Gastromotiva foi construído, em 2016, como legado dos Jogos Olímpicos do Rio daquele ano. Desde dezembro de 2023, o local é um restaurante aberto ao público para o almoço, de segunda a sexta-feira, no valor de R$ 45, que é revertido integralmente para os jantares solidários, oferecidos todas as noites para pessoas em situação de vulnerabilidade no espaço. Tanto esses jantares como o almoço são preparados por cozinheiros formados na Gastromotiva, bem como o chef do Refettorio Gastromotiva, Rodrigo Sardinha.

Curso de Formação em Cozinheiro Gastronômico Social – Gratuito
Inscrições abertas: clique aqui para se inscrever
Início: 1º de outubro
Local: Refettorio Gastromotiva
Endereço: Rua da Lapa, 108 – Rio de Janeiro, RJ

Sobre o Refettorio Gastromotiva

Em 2016, como legado dos Jogos Olímpicos que aconteceram no Rio de Janeiro naquele ano, a prefeitura cedeu um espaço para a Gastromotiva, que ergueu ali o Refettorio Gastromotiva, um projeto pensado e executado por David Hertz, juntamente com o italiano Massimo Bottura, então melhor chef do mundo e fundador da Food For Soul, e a jornalista Alexandra Forbes. O local é inspirado no Refettorio Ambrosiano de Milão e faz parte da Food for Soul, uma rede de Refettorios espalhados por diversos lugares do planeta, que alimenta pessoas em situações de vulnerabilidade. Às vésperas das Olimpíadas de 2016, foi construído em tempo recorde de 54 dias. Desde dezembro de 2023, o Refettorio Gastromotiva agora é um restaurante aberto ao público para o almoço, de segunda a sexta-feira. O espaço funciona entre 11h30 e 15h, com menu único, completo e sustentável, assinado por um grande chef, preparado com aproveitamento integral dos alimentos, com entrada, prato principal, sobremesa e bebida por R$45, que são revertidos integralmente para os jantares solidários oferecidos a pessoas em situação de vulnerabilidade, que recebem o mesmo cardápio do almoço, servidos por voluntários, e mais do que alimentação, recebem dignidade e afeto. A iniciativa tem como objetivo a realização de jantares solidários diários no próprio espaço. Os beneficiários são atendidos e servidos por voluntários, da mesma maneira que os clientes – com entrada, prato principal, sobremesa e bebida, e comerão a mesma comida, assinada pelo mesmo chef.