Gastromotiva abre novas frentes de atuação

Diante do desafio de aumentar o impacto em tempos de crise, em função do cenário de disseminação da covid-19 no Brasil e no mundo, a Gastromotiva inicia novo formato de atuação para continuar implementando empregabilidade e diminuição da insegurança alimentar, com valores sempre pautados em ações sustentáveis, usando aproveitamento integral de alimentos e atuação colaborativa por meio da rede da Gastronomia Social, da qual é co-fundadora.

Desde a última semana, a organização está operando o Refettorio Gastromotiva, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, como receptor de doações de alimentos que estão sendo escoados para instituições parceiras que precisam de ajuda. Atualmente são 13 organizações mapeadas e a Gastromotiva está ampliando esta atuação também com cozinhas comunitárias. 

BANCO DE ALIMENTOS

Nos primeiros 5 dias 3,2 toneladas de alimentos foram redirecionados à organizações parceiras. Entre os projetos beneficiados, estão: Casa Nem, Comunidade Católica Aliança de Misericórdia – Fraternidade São José, Comunidade Católica Shalom, Convento Carmelo de Santa Teresa, Projeto Juca, Redes da Maré e Yoga de Rua. A estimativa é que mais de 5.600 pessoas já tenham sido atendidas com refeições preparadas a partir dos insumos arrecadados no período. 

COZINHAS SOLIDÁRIAS

Por meio da rede de alunos, ex-alunos e parceiros, a Gastromotiva planejou também um modelo de cozinhas que possam atender populações em situação de insegurança alimentar. Cada cozinheiro usa a sua própria estrutura para produzir as refeições. Assim se inicia uma nova rede de empreendedorismo social. O projeto prevê a entrega de insumos, pagamento de salário e de custos operacionais como gás. A Gastromotiva envia alimentos, embalagens e ajuda a gerenciar toda a operação e logística de distribuição das refeições nas comunidades. Dentro do projeto, as cozinhas foram formatadas em três modelos: de grande, média e pequena capacidade, respectivamente para o fornecimento de 400, 200 e 100 refeições por semana.  

Todas as iniciativas, por enquanto, estão baseadas no Rio de Janeiro, mas ações da mesma natureza estão sendo desenhadas pela Gastromotiva para São Paulo e Curitiba, cidades onde a organização também atua com sua rede. 

COMO DOAR:

Doações de alimentos também podem ser feitas diretamente no Refettorio:

Rua da Lapa, 108 – Centro, RJ 

Doações financeiras podem ser feitas pelo site ou pela conta bancária:

http://gastromotiva.org/como-doar

ASSOCIAÇÃO INCUBADORA SOCIAL GASTROMOTIVA 

CNPJ: 085052230001-12

Banco Itaú  Conta Corrente: 35732-0 Agência:0619 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *