Mulheres da Gastronomia Social: Entrevista com a cozinheira social Deila Simões

08/03/2021

Em homenagem ao mês de luta pelos direitos das mulheres, traremos histórias inspiradoras de algumas que com sua garra e força de vontade ajudam a construir a Gastronomia Social no dia-a-dia. E não poderíamos deixar de começar com uma cozinheira.

Nossa primeira personagem é empreendedora, cozinheira social no projeto Cozinhas Solidárias Gastromotiva e distribui refeições nutritivas para população vulnerável na cidade de Maricá RJ.

A história de Deila Simões com a Gastronomia Social começou em 2017, voluntariando no Refettorio Gastromotiva e logo em seguida passando no processo seletivo para o curso Empreenda, Faça e Venda.

“Iniciei o empreendimento Frutas e Saladas quando fiquei desempregada, o que me motivou foi meu filho. Então a Gastromotiva entrou na minha vida e foi um divisor de águas, porque a gastronomia sempre esteve dentro de mim. Atualmente curso nutrição e quero me especializar em técnicas de aproveitamento integral”, conta.

“No começo da pandemia, meu empreendimento, como vários outros, passaram pela crise. Foi quando surgiu a oportunidade de me doar como Cozinheira Solidária Gastromotiva. E fez toda a diferença na minha vida. Acho que é isso que você leva da vida, a diferença que você faz na vida do outro.”

Deila lembra a importância do apoio que recebeu de outras mulheres da sua comunidade para tocar o projeto:

“Quando me mudei para Maricá, uma amiga me apresentou à rede de mulheres empreendedoras locais. E quando comecei a Cozinha Solidária, precisei de apoio na distribuição e elas me apoiaram. (…) O que levo disso é que juntas somos mais fortes, que todas temos uma habilidade, seja qual for, e que podemos vencer as adversidades da vida sempre, haja o que houver.”

Para outras mulheres, que como ela, tem um sonho, Deila deixa o recado:

“A minha mensagem para mulheres que têm um sonho ou objetivo e ainda não deram o primeiro passo é que elas procurem o que as motiva, busquem suas habilidade e sigam em frente, pois o universo é o seu limite.”