Secretaria da Mulher encerra o Mês da Mulher no Refettorio Gastromotiva

03/04/2024
Secretaria da Mulher encerra o Mês da Mulher no Refettorio Gastromotiva

Na noite de quinta-feira, 28 de março, o time de Recursos Humanos da Gastromotiva e a Secretaria da Mulher do Rio de Janeiro encerraram com chave de ouro as atividades do mês da mulher, honrando mais de 80 mulheres participantes dos programas de empreendedorismo e capacitação profissional. Este evento foi uma importante ação de engajamento com o projeto do Jantar Solidário que é realizado diariamente no espaço do Refettorio Gastromotiva. O jantar, destinado a celebrar a determinação dessas mulheres, teve a presença marcante da secretária Joyce Trindade, que ressaltou a importância de oferecer caminhos e oportunidades em meio às dificuldades enfrentadas pelo público feminino. Afirmou Joyce Trindade:

“Quando a violência bate à porta, há também uma saída. Estamos aqui para acolher essas mulheres e garantir oportunidades para o seu futuro, reforçando que o verdadeiro lugar da mulher é onde ela escolher estar”.

Durante o evento, ela também destacou:

“Transformar a vida de uma mulher é impactar não apenas uma família, mas toda uma comunidade e território”.

E durante todo o mês de março, o Refettorio Gastromotiva recebeu 12 chefes renomadas, todas mulheres, que deixaram sua marca nos almoços e jantares solidários. Nomes como Suelen Silva, Carolina Gomes, Flávia Quaresma, Ana Carbonel, Maria Elias Warrak, Bruna Felizardo, Ellen Gonzalez, Ana Ribeiro, Jéssica Trindade, Aline Sasaqui e Roberta Antônia compartilharam suas experiências e desafios enfrentados no universo da gastronomia, ressaltando a importância de discutir e promover a presença feminina nesse campo.

A Chef Ana Carbonell refletiu sobre o lugar da mulher na cozinha profissional:

“Sempre que alguém me questiona sobre esse lugar, gosto de citar o dito machista popular ‘lugar de mulher é na cozinha’, que busca inferiorizar a importância da mulher na sociedade. Porém, quando falamos de cozinha profissional, remuneração justa, reconhecimento e oportunidades reais, o contexto muda. É preciso muita resiliência para enfrentar o silenciamento, a objetificação do corpo, os assédios e a descredibilização, mesmo ocupando cargos de liderança”.

Além de trazerem reflexões e pautas importantes para a gastronomia, juntas, promoveram e ressaltaram a importância da Gastronomia Social para o público que passou e nos apoiaram a servir mais de 1.000 menus para a população em situação de vulnerabilidade social nos nossos jantares solidários.