Gastromotiva e Fundação Carrefour lançam a websérie “Comida que Transforma”

20/09/2019

Com estreia em 01 outubro, serão transmitidos 20 episódios recheados de informação e receitas zero desperdício que ensinam o uso integral dos alimentos

Um terço de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado. E ao mesmo tempo, 113 milhões de pessoas vivem em estado de fome extrema. A websérie “Comida Que Transforma”, com lançamento em 01 de outubro, no canal da Gastromotiva no Youtube, apresenta receitas inovadoras que prezam pelo uso integral do alimento, como meio de combate ao desperdício e à fome. Assista ao trailer completo em bit.ly/TrailerCQT

Para degustar os preparos de entrada, prato principal, sobremesa e conservas, os vídeos trazem  renomados chefs, empreendedores, professores e empresários para conversar sobre Gastronomia Social com Luis Freire e Maristella Sodré, ex-alunos da Gastromotiva e apresentadores da série.

“Trabalhamos há 13 anos para oferecer educação e criar oportunidades para jovens em vulnerabilidade socioeconômica por meio da Gastronomia Social. O Comida Que Transforma é mais uma confirmação do resultado deste trabalho que agora poderá ser assistido por milhões de pessoas ao redor do mundo. O protagonismo desses jovens e de tantos outros nutrem e inspiram a toda nossa equipe”, afirmou David Hertz, Fundador da Gastromotiva e Empreendedor Social.

O projeto foi desenvolvido com apoio da Fundação Carrefour e faz parte das iniciativas do movimento Act For Food, para promover uma transição alimentar que democratize o acesso a alimentos frescos e saudáveis. Uma das metas do movimento é a ampliação da consciência das pessoas sobre o papel transformador da comida em suas vidas, do ponto de vista do bem-estar e do consumo responsável.

Os 16 episódios iniciais vão ao ar duas vezes por semana, às quartas e domingos. A cada episódio, eles recebem convidados especiais como os chefs Claude Troisgros e Katia Barbosa para essa conversa que começa no prato e vai muito além.

Entre os temas da série estão: Vegetarianismo, com a Chef Tati Lund, do .Org, Empreendedorismo, com Luiz Quinderé, do Brownie do Luiz, Gastronomia Social, com David Hertz, fundador da Gastromotiva, Inclusão e Gênero, com a Chef Amanda Ribeiro do Carioca’s Gourmet e muito mais. A websérie foi co-produzida pela Gastromotiva e Arpoador Comunica Filmes e está disponível em português, inglês e espanhol. Fotografia ficou a cargo da parceira do projeto Cora Food Concept.

“A educação é parte fundamental do nosso movimento e a comunicação, uma ferramenta importante para sensibilizarmos as pessoas a respeito do desperdício de alimentos, oferecendo receitas saborosas com aproveitamento integral dos ingredientes”, avalia Lúcio Vicente, head de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Haverá ainda quatro episódios finais apresentados em inglês por Diego Santos, também ex-aluno da Gastromotiva e atualmente coordenador de curso em São Paulo, abordando questões sobre diplomacia alimentar a partir de histórias da Nicola Gryczka, polonesa e CEO da Gastromotiva, e dos refugiados sírios, venezuelanos e nigerianos.

“O Comida Que Transforma está alinhado à estratégia de expansão do alcance e aprofundamento do impacto educacional da Gastromotiva. E além. Com este e outros conteúdos queremos contribuir com a formação de novas consciências e ações pautadas pela Gastronomia Social que deem suporte ao alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, afirmou a CEO da instituição.

Lista de episódios:

Gastronomia Social – David Hertz – Fundador da Gastromotiva
Culinária Africana e feminismo – Andressa Cabral –  Meza Bar
Processos criativos e Inovação – Chef Katia Barbosa– Aconchego Carioca e Kalangos
Educação e Combate ao Desperdício– Adriana Leal – Unisuam
Orgânicos – Fátima Anselmo – Orgânicos da Fátima
Culinária Francesa e Tradições Familiares – Chef Claude Troisgros-  Grupo CT
Parcerias e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Andrea Motta –  Sustentabilidade Coca Cola
Profissionalização e Empoderamento – João Diamante – Diamantes na Cozinha
Cultura Alimentar e Culinária – Juliana Dias – Papo de Cozinha e FACHA
Nutrição – Maria Fernanda Elias –  DSM
Inclusão e Gênero  – Chef Amanda Ribeiro – Carioca’s Gourmet
Vegetarianismo – Chef Tati Lund – .Org
Comida Que Transforma – Claudia Paixão – Ex- beneficiária do Refettorio Gastromotiva
Feminismo na Cozinha – Chef Bianca Barbosa– Aconchego Carioca
Desperdício e Aproveitamento Integral – Chef Ana Ribeiro – Instituto Maniva
Empreendedorismo – Luiz Quinderé – Brownie do Luiz

Episódios em inglês:

Food Diplomacy – Nicola Gryczka, Poland– CEO Gastromotiva
Entrepreneurship– Anas Rjab,  Síria– SimSim Founder
African heritage – Latifa Hassal, Nigéria– Entrepreneur
Cultural integration – Isis and Jorge, Venezuela