Gastromotiva e Fazenda Urbana fecham parceria para beneficiar alunos e pessoas em vulnerabilidade em Curitiba

26/10/2020

Em Julho, a Gastromotiva iniciou uma parceria com a Secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, através de seu projeto Mesa Solidária Prefeitura de Curitiba, que irá beneficiar os alunos dos cursos gratuitos da organização, bem como milhares de curitibanos em situação de vulnerabilidade social.

As Cozinhas Solidárias da Gastromotiva na cidade doam refeições para serem distribuídas em formato de quentinhas a pessoas em situação de rua ou abrigos municipais atendidos pelos equipamentos sociais da prefeitura. Elas são preparadas a partir de doações de insumos, que incluem a xepa das feiras municipais e a colheita de hortifruti orgânico do projeto Fazenda Urbana.

Do lado educacional, os alunos do Curso Profissionalizante em Cozinha da organização terão um espaço para explorar habilidades práticas com a integração do módulo de Ecogastronomia. Eles irão plantar, colher e produzir receitas autorais de aproveitamento integral dentro da Cozinha Escola da Fazenda Urbana. Em troca, a Gastromotiva oferecerá workshops sobre aproveitamento integral ministrados por ex-alunos da organização e contribuirá com receitas de aproveitamento integral para a Cartilha da Fazenda Urbana, que será distribuída gratuitamente nas escolas municipais e equipamentos sociais da região.

No dia 16 de outubro, a parceria foi celebrada com uma tarde de atividades no espaço da Fazenda Urbana, onde os convidados presentes puderam participar de uma colheita seletiva de hortaliças e PANCs (plantas alimentícias não-convencionais), que posteriormente foram transformadas em um cardápio de receitas com aproveitamento integral: salada de folhas e flores, trouxinha de repolho recheada com casca louca de banana e mousse de capim limão com talos de hortelã.